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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
HILL, Dave. Neo-Fascismo, Capitalismo e Educadores Marxistas. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e117660. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236117660.
Meu foco neste artigo está na educação marxista revolucionária, distinguindo-a, em particular, das versões centrista e de esquerda da socialdemocracia/revisionismo. Nesse sentido, apresento o que considero serem cinco aspectos-chave da crítica dos marxistas sobre a política educacional e apresento propostas, e busco cumprir, relacionadas a: (i) Currículo e Avaliação, (ii) Pedagogia, (iii) A Cultura Organizacional dentro da Escola / Instituição, (iv) Organização do Sistema de Ensino e dos Alunos, ou seja, escolaridade integral ou seletiva, e (v) Propriedade e Controle de Escolas, Faculdades e Universidades. A conclusão expõe o que há de especificamente marxista nas propostas apresentadas.
Palabras clave : Educação Marxista Revolucionária; Educação Contra-Hegemônica; Professores Marxistas; Educação e Classe Social.