Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso and MICHELS, Maria Helena. Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e116974. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236116974.
Discutimos orientações internacionais de políticas educacionais entre 1990 e 2020 e analisamos três gerações de políticas de educação especial no Brasil, relacionando o eixo educação e inclusão e as estratégias equidade e aprendizagem. As estratégias têm relação com diversificação educacional, flexibilização curricular, diferenciação de trajetórias, habilidades e competências que prescindem das instituições escolares e do conhecimento. Identificamos uma perspectiva multifacetada relacionada à inclusão, combinando atendimentos segregados e integracionistas. As proposições em tela induzem ao rebaixamento formativo e processos de desescolarização, reforçando os mecanismos de desigualdade constitutivos da sociabilidade do capital.
Keywords : Educação; Inclusão; Equidade; Aprendizagem; Organismos Internacionais.