SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Theory and Education in the Limits of the CapitalCapitalism, Class and Meritocracy: a cross-national study between the UK and Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso  and  MICHELS, Maria Helena. Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e116974. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116974.

Discutimos orientações internacionais de políticas educacionais entre 1990 e 2020 e analisamos três gerações de políticas de educação especial no Brasil, relacionando o eixo educação e inclusão e as estratégias equidade e aprendizagem. As estratégias têm relação com diversificação educacional, flexibilização curricular, diferenciação de trajetórias, habilidades e competências que prescindem das instituições escolares e do conhecimento. Identificamos uma perspectiva multifacetada relacionada à inclusão, combinando atendimentos segregados e integracionistas. As proposições em tela induzem ao rebaixamento formativo e processos de desescolarização, reforçando os mecanismos de desigualdade constitutivos da sociabilidade do capital.

Keywords : Educação; Inclusão; Equidade; Aprendizagem; Organismos Internacionais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )