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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso  y  MICHELS, Maria Helena. Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e116974. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116974.

Discutimos orientações internacionais de políticas educacionais entre 1990 e 2020 e analisamos três gerações de políticas de educação especial no Brasil, relacionando o eixo educação e inclusão e as estratégias equidade e aprendizagem. As estratégias têm relação com diversificação educacional, flexibilização curricular, diferenciação de trajetórias, habilidades e competências que prescindem das instituições escolares e do conhecimento. Identificamos uma perspectiva multifacetada relacionada à inclusão, combinando atendimentos segregados e integracionistas. As proposições em tela induzem ao rebaixamento formativo e processos de desescolarização, reforçando os mecanismos de desigualdade constitutivos da sociabilidade do capital.

Palabras clave : Educação; Inclusão; Equidade; Aprendizagem; Organismos Internacionais.

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