SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Capitalismo, Classe e Meritocracia: um estudo transnacional entre o Reino Unido e o BrasilAs Relações de Classe, Raça e Gênero na Constituição da Deficiência Intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

O’NEILL, Deirdre. Mais a Temer do que Esperar: educação radical e classe trabalhadora. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e117080. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117080.

Este artigo se debruça sobre a questão de uma educação política radical a partir da perspectiva de uma classe trabalhadora global. Ele explora que forma tal educação tomaria e por que ela é fundamental para a criação de uma nova sociedade. Situando a discussão a partir de um arcabouço teórico marxista, argumenta-se que, embora seja possível a educação promover mudanças sociais, uma educação política radical só pode ocorrer fora das instituições formais de educação. O artigo explora as formas pelas quais o neoliberalismo, com o apoio da classe média, dificulta cada vez mais a educação pela busca da justiça e da libertação da classe trabalhadora. Não são oferecidas respostas definitivas, mas a possibilidade de um engajamento crítico com as questões abordadas.

Palabras clave : Classe Trabalhadora; Global; Educação; Radical; Neoliberalismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )