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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

O’NEILL, Deirdre. Mais a Temer do que Esperar: educação radical e classe trabalhadora. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e117080. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117080.

Este artigo se debruça sobre a questão de uma educação política radical a partir da perspectiva de uma classe trabalhadora global. Ele explora que forma tal educação tomaria e por que ela é fundamental para a criação de uma nova sociedade. Situando a discussão a partir de um arcabouço teórico marxista, argumenta-se que, embora seja possível a educação promover mudanças sociais, uma educação política radical só pode ocorrer fora das instituições formais de educação. O artigo explora as formas pelas quais o neoliberalismo, com o apoio da classe média, dificulta cada vez mais a educação pela busca da justiça e da libertação da classe trabalhadora. Não são oferecidas respostas definitivas, mas a possibilidade de um engajamento crítico com as questões abordadas.

Palavras-chave : Classe Trabalhadora; Global; Educação; Radical; Neoliberalismo.

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