SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Little to Hope and Much to Fear: radical education and the working classTeacher Without Teaching: school and teacher project for special education (1996-2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BUENO, José Geraldo Silveira  and  SANTOS, Natália Gomes dos. As Relações de Classe, Raça e Gênero na Constituição da Deficiência Intelectual. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e116975. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116975.

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre deficiência intelectual e classe, raça e gênero. Para tanto, utilizamos dados do censo demográfico brasileiro (IBGE, 2010), organizados em três categorias: a) pessoas sem deficiência; b) pessoas com outras deficiências; e c) pessoas com deficiência intelectual. O resultado mais expressivo apontou que existe uma estreita relação entre os níveis de renda e a proximidade que as curvas das três categorias apresentam. Quanto maior o nível de renda, mais próximas são as curvas, demonstrando o quão decisivo é o impacto da raça e do gênero nas condições de vida das pessoas com deficiência intelectual.

Keywords : Deficiência Intelectual; Classe Social; Raça; Gênero; Indicadores Sociais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )