SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3As Relações de Classe, Raça e Gênero na Constituição da Deficiência IntelectualOs Limites Educacionais do Capital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

VAZ, Kamille. Professor Sem Ensino: projeto de escola e professor para educação especial (1996-2016). Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e116977. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116977.

O objetivo deste artigo é contribuir com o debate do projeto de escola pública e de professor para a educação especial proposto nas políticas educacionais no início do século XXI no Brasil. Com base no materialismo histórico-dialético, analisamos documentos nacionais representativos da política de educação especial entre 1996 e 2016. Constatamos que o projeto de escola pública está ancorado no viés assistencialista, com ampliação da entrada do setor privado em sua gestão. A educação especial na atual perspectiva reforça a característica de serviço a ser prestado nas escolas regulares, e o professor, nesse contexto, é mais um recurso utilizado. Tais considerações corroboram com as determinações das Organizações Multilaterais para a educação.

Palabras clave : Special Education Teacher; School Social Function; Special Education Policy.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )