SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3An Archive on Theater and Education: problematizations in the field of inventionThe Public-Private Relationship in the Offer of Early Childhood Education in Porto Alegre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

IARED, Valéria Ghisloti; HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; TULLIO, Ariane Di  and  OLIVEIRA, Haydée Torres de. Educação Ambiental Pós-Crítica como Possibilidade para Práticas Educativas Mais Sensíveis. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e104609.  Epub July 27, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236104609.

O manuscrito apresenta contribuições da sensibilidade na criação de vínculos afetivos e engajamento nas temáticas ambientais. Os argumentos foram construídos a partir da análise de conteúdo de três pesquisas de doutorado, nas quais os resultados apresentaram dados que permitiram reflexões convergentes: I) vivências na natureza durante a infância, II) vivências e vinculações afetivas aos lugares e momentos, III) experiência estética/sensorial no meio ambiente. Concluímos argumentando pela relevância de uma virada ontológica na pesquisa e no aprofundamento de estudos que investiguem a interface entre as novas epistemologias ecológicas e a educação ambiental.

Keywords : Virada Corporal; Fenomenologia-Hermenêutica; Educação Sensorial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )