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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
IARED, Valéria Ghisloti; HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; TULLIO, Ariane Di y OLIVEIRA, Haydée Torres de. Educação Ambiental Pós-Crítica como Possibilidade para Práticas Educativas Mais Sensíveis. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e104609. Epub 27-Jul-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236104609.
O manuscrito apresenta contribuições da sensibilidade na criação de vínculos afetivos e engajamento nas temáticas ambientais. Os argumentos foram construídos a partir da análise de conteúdo de três pesquisas de doutorado, nas quais os resultados apresentaram dados que permitiram reflexões convergentes: I) vivências na natureza durante a infância, II) vivências e vinculações afetivas aos lugares e momentos, III) experiência estética/sensorial no meio ambiente. Concluímos argumentando pela relevância de uma virada ontológica na pesquisa e no aprofundamento de estudos que investiguem a interface entre as novas epistemologias ecológicas e a educação ambiental.
Palabras clave : Virada Corporal; Fenomenologia-Hermenêutica; Educação Sensorial.