SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Um Arquivo sobre Teatro e Educação: problematizações no campo da invençãoA Relação Público-Privada na Oferta da Educação Infantil em Porto Alegre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

IARED, Valéria Ghisloti; HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; TULLIO, Ariane Di  y  OLIVEIRA, Haydée Torres de. Educação Ambiental Pós-Crítica como Possibilidade para Práticas Educativas Mais Sensíveis. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e104609.  Epub 27-Jul-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236104609.

O manuscrito apresenta contribuições da sensibilidade na criação de vínculos afetivos e engajamento nas temáticas ambientais. Os argumentos foram construídos a partir da análise de conteúdo de três pesquisas de doutorado, nas quais os resultados apresentaram dados que permitiram reflexões convergentes: I) vivências na natureza durante a infância, II) vivências e vinculações afetivas aos lugares e momentos, III) experiência estética/sensorial no meio ambiente. Concluímos argumentando pela relevância de uma virada ontológica na pesquisa e no aprofundamento de estudos que investiguem a interface entre as novas epistemologias ecológicas e a educação ambiental.

Palabras clave : Virada Corporal; Fenomenologia-Hermenêutica; Educação Sensorial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )