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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
PERONI, Vera Maria Vidal; SUSIN, Maria Otilia Kroeff y MONTANO, Monique. A Relação Público-Privada na Oferta da Educação Infantil em Porto Alegre. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e105676. Epub 27-Jul-2021. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236105676.
O artigo apresenta a pesquisa sobre a parceria do poder público com instituições da sociedade civil para a oferta de educação infantil, no município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no período de 2017 a 2019. O referencial teórico-metodológico consultado parte da materialização do Estado, em um processo de correlação de forças, construídas historicamente por sujeitos que demandam políticas públicas. Constatou-se o incremento do setor privado na oferta e execução da política municipal de educação infantil, com implicações para a democratização do acesso e do atendimento das crianças. Assim, o direito à educação infantil não se concretiza plenamente, fortalecendo as desigualdades em uma sociedade de classes.
Palabras clave : Estado; Parceria Público-Privada; Educação Infantil.