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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PICH, Santiago. A Noção de Experiência na História da Sexualidade: implicações políticas e formativas. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e107679.  Epub 27-Jul-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236107679.

O artigo trata do problema da experiência no terceiro domínio da obra de Michel Foucault, tomando como principal fonte os três primeiros volumes da História da sexualidade. Nele, analisa-se o lugar da experiência como uma categoria estruturante da obra e do pensar do intelectual francês, mostrando o caráter constitutivamente político dessa elaboração e os desdobramentos possíveis para pensar a formação humana. A experiência é concebida como um modo de relação consigo que implica a transformação de si a partir de uma lenta elaboração artesanal da própria existência, que se dá sempre na relação com o Outro, o que possibilita conceber a formação humana a partir da constituição ética-estética-política do sujeito nessa relação.

Palabras clave : Experiência; Política; Ética; Formação Humana; Michel Foucault.

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