SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Solving Probabilistic Tasks in Geometrical Context by Primary School StudentsThe Woman Question, Equality, and the Right to Education: France, 1399 to 1793 . author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SORDI, Denise De  and  GONCALVES NETO, Wenceslau. A Educação nos Programas Sociais Brasileiros: pobreza e trabalho. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e106751.  Epub Aug 23, 2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236106751.

Este artigo analisa o papel social da educação como condicionalidade dos programas sociais brasileiros. A abordagem centra-se na elaboração e no desenvolvimento das políticas sociais de transferência condicionada de renda no Brasil e explicita sob quais argumentos morais, políticos e culturais o acesso ao ensino formal foi elevado à centralidade das ações de combate à pobreza. Nota-se que a educação como condicionalidade atua no convencimento acerca de expectativas de mobilidade social entre os sujeitos atendidos pelos programas frente às baixas condições materiais de vida. Desta forma, a educação compõe argumento de legitimação para a transferência de dinheiro, ofuscando tensões e antagonismos entre classes.

Keywords : Educação; Programa Bolsa Família; Condicionalidades.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )