SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Resolución de Tareas Probabilísticas en Contexto Geométrico por Estudiantes de Educación PrimariaQuerela das Mulheres, Igualdade e Direito à Educação: França, 1399 a 1793 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SORDI, Denise De  y  GONCALVES NETO, Wenceslau. A Educação nos Programas Sociais Brasileiros: pobreza e trabalho. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e106751.  Epub 23-Ago-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236106751.

Este artigo analisa o papel social da educação como condicionalidade dos programas sociais brasileiros. A abordagem centra-se na elaboração e no desenvolvimento das políticas sociais de transferência condicionada de renda no Brasil e explicita sob quais argumentos morais, políticos e culturais o acesso ao ensino formal foi elevado à centralidade das ações de combate à pobreza. Nota-se que a educação como condicionalidade atua no convencimento acerca de expectativas de mobilidade social entre os sujeitos atendidos pelos programas frente às baixas condições materiais de vida. Desta forma, a educação compõe argumento de legitimação para a transferência de dinheiro, ofuscando tensões e antagonismos entre classes.

Palabras clave : Educação; Programa Bolsa Família; Condicionalidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )