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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SORDI, Denise De  e  GONCALVES NETO, Wenceslau. A Educação nos Programas Sociais Brasileiros: pobreza e trabalho. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e106751.  Epub 23-Ago-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236106751.

Este artigo analisa o papel social da educação como condicionalidade dos programas sociais brasileiros. A abordagem centra-se na elaboração e no desenvolvimento das políticas sociais de transferência condicionada de renda no Brasil e explicita sob quais argumentos morais, políticos e culturais o acesso ao ensino formal foi elevado à centralidade das ações de combate à pobreza. Nota-se que a educação como condicionalidade atua no convencimento acerca de expectativas de mobilidade social entre os sujeitos atendidos pelos programas frente às baixas condições materiais de vida. Desta forma, a educação compõe argumento de legitimação para a transferência de dinheiro, ofuscando tensões e antagonismos entre classes.

Palavras-chave : Educação; Programa Bolsa Família; Condicionalidades.

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