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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

FERRARO, Alceu Ravanello. Querela das Mulheres, Igualdade e Direito à Educação: França, 1399 a 1793. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e113918.  Epub 23-Ago-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236113918.

Este artigo trata da relação da querela das mulheres com a igualdade entre os sexos no que se refere ao direito à educação, definindo-se como campo de investigação a França, nos quase quatro séculos que vão de 1399 à Revolução Francesa, com distinção de três períodos de criação cumulativa: o de Christine de Pizan, a primeira mulher a viver da sua pena e a sustentar com ela a sua família; o de Marie de Gournay e Poulain de la Barre, que elevaram o termo igualdade a conceito e princípio; e o do marquês de Condorcet e Olympe de Gouges, que enriqueceram o conceito de igualdade com o de universalidade, estendendo a todos os seres humanos (Condorcet) e aos negros (Condorcet e Gouges) todos os direitos reivindicados para as mulheres.

Palavras-chave : Educação; Direito das Mulheres; Igualdade de Gênero.

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