SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Querela das Mulheres, Igualdade e Direito à Educação: França, 1399 a 1793 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FERREIRA, Edmilson dos Santos  y  VIEIRA, José Jairo. Infância e Microações Afirmativas em Contextos Significativos. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e107778. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236107778.

Este artigo tem por objetivo compreender como as crianças em idade pré-escolar constroem as suas relações étnico-raciais em uma creche universitária na cidade do Rio de Janeiro. Considera-se neste estudo três dimensões que emergiram da pesquisa: as microações afirmativas expressivas registram a autoexpressão das crianças; as microações afirmativas inclusivas consideram a participação das crianças negras e não negras em situação de inclusão e as microações afirmativas formativas tratam do desenvolvimento profissional docente. A pesquisa aponta para a importância das microações afirmativas no desenvolvimento de práticas sociais antirracistas e pretende contribuir para os estudos da infância e para educação das relações étnico-raciais.

Palabras clave : Microações Afirmativas; Ações Afirmativas; Educação das Relações Étnico-Raciais; Infância; Creche Universitária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )