SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Desinstitucionalização e Renovação no Ensino Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MCCOWAN, Tristan  y  DIETZ, Gunther. Dentro ou Além da Universidade? Experiências de ensino superior alternativo. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e120754. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236120754.

Apesar de um importante processo de expansão e crescimento, as instituições de ensino superior em todo o mundo ainda enfrentam a exclusão, a discriminação e a desigualdade no que diz respeito às comunidades e povos sub-representados e desfavorecidos, seus conhecimentos e suas línguas. Neste texto, apresentamos brevemente alternativas contemporâneas ao ensino superior regular, que – algumas dentro das universidades existentes, outras além das estruturas convencionais de ensino superior – estão trabalhando contra a corrente para resolver essas falhas. Ao apresentar os estudos de caso das universidades alternativas, interculturais, indígenas, descoloniais, cooperativas e/ou de movimentos sociais que compõem esta seção temática, identificamos tendências institucionais e organizacionais, questões temáticas e contribuições teóricas emergentes, com o objetivo de aprofundar a compreensão da orientação e do papel dessas instituições, seus impactos e os desafios enfrentados.

Palabras clave : Ensino Superior; Educação Alternativa; Movimentos Sociais; Pluriversidades; Subversidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )