SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Within or Beyond the University? Experiences of alternative higher educationEcoversities Alliance: a five-year experiment in cosmopolitical learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

MCCOWAN, Tristan. Desinstitucionalização e Renovação no Ensino Superior. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e117607. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117607.

Apesar de alguma heterogeneidade superficial, as instituições de ensino superior do mundo inteiro compartilham algumas estruturas centrais. De acordo com críticos como Ivan Illich, a ossificação destas formas institucionais terminou empobrecendo as práticas que originalmente pretendiam apoiar. Este artigo avalia as bases para essas afirmativas e a construção associada de alternativas. Identifica três aspectos significativos da instituição: portas de entrada – os controles sobre as admissões à universidade; funções – as diferenciações entre estudantes, docentes e outros atores; e carimbos – os processos e os artefatos de validação da aprendizagem e do conhecimento adquirido pelo estudante. Estes três aspectos se apresentam em diferentes formas, níveis de rigidez e pontos de controle, tendo impactos dúbios sobre a igualdade e a justiça social e sobre o propósito central da universidade de promover a compreensão humana. São apresentadas implicações para o futuro da universidade e para as atuais iniciativas que estão tentando subverter estas estruturas e criar modelos alternativos.

Keywords : Higher Education; Deschooling; University Reform.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )