SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Dentro ou Além da Universidade? Experiências de ensino superior alternativoAliança de Ecoversidades: uma experiência de cinco anos em aprendizagem cosmopolítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MCCOWAN, Tristan. Desinstitucionalização e Renovação no Ensino Superior. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e117607. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117607.

Apesar de alguma heterogeneidade superficial, as instituições de ensino superior do mundo inteiro compartilham algumas estruturas centrais. De acordo com críticos como Ivan Illich, a ossificação destas formas institucionais terminou empobrecendo as práticas que originalmente pretendiam apoiar. Este artigo avalia as bases para essas afirmativas e a construção associada de alternativas. Identifica três aspectos significativos da instituição: portas de entrada – os controles sobre as admissões à universidade; funções – as diferenciações entre estudantes, docentes e outros atores; e carimbos – os processos e os artefatos de validação da aprendizagem e do conhecimento adquirido pelo estudante. Estes três aspectos se apresentam em diferentes formas, níveis de rigidez e pontos de controle, tendo impactos dúbios sobre a igualdade e a justiça social e sobre o propósito central da universidade de promover a compreensão humana. São apresentadas implicações para o futuro da universidade e para as atuais iniciativas que estão tentando subverter estas estruturas e criar modelos alternativos.

Palabras clave : Higher Education; Deschooling; University Reform.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )