SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Ecoversities Alliance: a five-year experiment in cosmopolitical learningTrying to Make Cracks in the Mexican Educational System: the counterpoints in the learning of the students of the Degree in Rural Development Planning of the Centro de Estudios para el Desarrollo Rural (CESDER) in the North Mountain of Puebla author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

DIETZ, Gunther  and  CORTES, Laura Selene Mateos. Rumo a um Sistema de Ensino Superior para Estudantes Indígenas? Universidades interculturais no México. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e116232. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116232.

No México surgiu, a partir de 2003, um subsistema universitário alternativo explicitamente voltado para estudantes indígenas. Neste artigo examinamos criticamente as assim-chamadas universidades interculturais como um novo tipo de instituição de ensino superior. A análise foi feita por meio de pesquisa empírica oriunda de diferentes estados da arte, de nosso próprio projeto de pesquisa colaborativa-etnográfica realizado em Veracruz e de seminários interinstitucionais organizados anualmente sobre universidades interculturais. Nossa análise aponta tensões e contradições compartilhadas, mas também identifica diferentes tipos de universidades interculturais. Concluímos com algumas recomendações para políticas de ensino superior intercultural no México e na América Latina.

Keywords : Multiculturalismo; Educação Intercultural; Ensino Superior Intercultural; Estudantes Indígenas; México.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )