SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Aliança de Ecoversidades: uma experiência de cinco anos em aprendizagem cosmopolíticaIntentando Hacer Grietas en el Sistema Educativo Mexicano: los contrapuntos en los aprendizajes de los estudiantes de la Licenciatura en Planeación del Desarrollo Rural del Centro de Estudios para el Desarrollo Rural (CESDER) en la Sierra norte de Puebla índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

DIETZ, Gunther  y  CORTES, Laura Selene Mateos. Rumo a um Sistema de Ensino Superior para Estudantes Indígenas? Universidades interculturais no México. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e116232. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116232.

No México surgiu, a partir de 2003, um subsistema universitário alternativo explicitamente voltado para estudantes indígenas. Neste artigo examinamos criticamente as assim-chamadas universidades interculturais como um novo tipo de instituição de ensino superior. A análise foi feita por meio de pesquisa empírica oriunda de diferentes estados da arte, de nosso próprio projeto de pesquisa colaborativa-etnográfica realizado em Veracruz e de seminários interinstitucionais organizados anualmente sobre universidades interculturais. Nossa análise aponta tensões e contradições compartilhadas, mas também identifica diferentes tipos de universidades interculturais. Concluímos com algumas recomendações para políticas de ensino superior intercultural no México e na América Latina.

Palabras clave : Multiculturalismo; Educação Intercultural; Ensino Superior Intercultural; Estudantes Indígenas; México.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )