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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

DIETZ, Gunther  e  CORTES, Laura Selene Mateos. Rumo a um Sistema de Ensino Superior para Estudantes Indígenas? Universidades interculturais no México. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e116232. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116232.

No México surgiu, a partir de 2003, um subsistema universitário alternativo explicitamente voltado para estudantes indígenas. Neste artigo examinamos criticamente as assim-chamadas universidades interculturais como um novo tipo de instituição de ensino superior. A análise foi feita por meio de pesquisa empírica oriunda de diferentes estados da arte, de nosso próprio projeto de pesquisa colaborativa-etnográfica realizado em Veracruz e de seminários interinstitucionais organizados anualmente sobre universidades interculturais. Nossa análise aponta tensões e contradições compartilhadas, mas também identifica diferentes tipos de universidades interculturais. Concluímos com algumas recomendações para políticas de ensino superior intercultural no México e na América Latina.

Palavras-chave : Multiculturalismo; Educação Intercultural; Ensino Superior Intercultural; Estudantes Indígenas; México.

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