SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Does Brazil Observe Indigenous Peoples’ Right to Higher Education? Demand, supply and alternative initiatives in São Gabriel da Cachoeira, AmazonasToward a Decolonial University-School Link: problematizing our colonial micro-practices through epistemic care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SCHWENDLER, Sônia Fátima  and  SANTOS, Aline Nunes dos. A Formação de Educadoras/es no Contexto da Diversidade Socioterritorial do Campo. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e117553. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117553.

A Educação do Campo tem aberto algumas fissuras para o reconhecimento da diversidade epistêmica e a decolonialidade da formação de educadoras/es para as escolas do campo. A análise toma por base o desenvolvimento de uma proposta curricular original – a Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO), da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, que é organizada em diferentes territórios/turmas para viabilizar o acesso das comunidades assentadas, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, de agricultores familiares à educação superior. A pesquisa empírica envolveu observações e entrevistas com educadoras/es e estudantes, por meio da metodologia da história oral/história de vida, em quatro turmas da LECAMPO, nos municípios da Lapa, Cerro Azul, Adrianópolis e Matinhos. O estudo infere que a inserção da Universidade no contexto da diversidade socioterritorial do campo, a partir da pedagogia da alternância e da itinerância, tem ressignificado a lógica e a epistemologia da formação docente.

Keywords : Educação do Campo; Formação Docente; Educação Superior; Decolonialidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )