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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

HUDSON-MILES, Richard. Experiências em Ensino Autônomo de Artes no Reino Unido, 2010-até o presente. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e118205. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236118205.

Este artigo examina e contextualiza criticamente a recente onda de escolas de arte autônomas fundadas no Reino Unido a partir da Independent Review of Higher Education Funding & Student Finance, ou revisão Browne. Discute que estas instituições foram constituídas como uma resposta direta a esta política econômica e à economização neoliberal mais ampla do ensino superior. Com base no trabalho do Edu-Factory Collective e na teoria marxista autonomista que inspirou seu projeto, este artigo discute que estas novas escolas de arte alternativas podem ser compreendidas como instituições autônomas comuns. Além disso, que representam alternativas genuinamente viáveis à prestação estatal mercantilizada, monetarizada e comercializada. Finalmente, com base no trabalho de Santos, são analisadas três escolas de arte alternativas (The Other MA, Southend, Reino Unido; The School of the Damned, Londres, Reino Unido; @.ac, Reino Unido) como formas nascentes da pluriversidade polifônica.

Palabras clave : Novas Escolas de arte alternativas; Neoliberalismo; Marxismo; Pluriversidade Polifônica.

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