SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Experiments in Autonomous Art Education in the UK, 2010-Present author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ANAND, Geetika; LALL, Ruchika; WESELY, Julia  and  ALLEN, Adriana. Um Entre Muitos: instituições de ensino superior em um ecossistema de pedagogias urbanas. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e118080. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236118080.

Este artigo examina como e por que os educadores das universidades podem e precisam trabalhar como ‘um entre muitos’ para propor pedagogias críticas para a igualdade urbana. A discussão está embasada em duas experiências distintas: as escolas em rede da Habitat International Coalition América Latina (HIC-AL) – uma coalizão de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e universidades que trabalham pela defesa de direitos humanos relacionados à moradia – e os processos de coaprendizagem com ativistas pelos direitos à moradia facilitados pelo Indian Institute for Human Settlements (IIHS) – uma instituição educacional nacional comprometida com a transformação igualitária, sustentável e eficiente dos assentamentos na Índia. Ambas as experiências enfatizam a criação de pedagogias críticas que procuram fundamentalmente romper, reformular e reposicionar relações institucionais de saberes e práticas de aprendizagem ao propor capacidades para uma transformação urbana transformadora. A análise demonstra como as injustiças epistêmicas – muitas vezes proliferadas em e por instituições de ensino superior – podem ser neutralizadas e porque promover a justiça epistêmica exige o reposicionamento das universidades como uma contra muitas em um ecossistema mais amplo de pedagogias urbanas, em diálogo aberto e produtivo com novas formas institucionais, definidas por Boaventura de Sousa Santos como a ‘pluriversidade’ e a ‘subversidade’.

Keywords : Injustiça Epistêmica; Planejamento Urbano; Pedagogia Crítica; Pluriversidade e Subversidade; Movimentos Sociais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )