SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4A Metáfora Fundamental da Sofística índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete  y  NUERNBERG, Adriano Henrique. Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem à Educação a Distância. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e95398.  Epub 22-Nov-2021. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623695398.

Práticas sensíveis e acolhedoras à variação humana são necessárias na educação. Neste estudo objetivou-se identificar se cursistas reconhecem a contribuição dos recursos disponibilizados e organizados a partir do framework do Desenho Universal para Aprendizagem em seus processos de participação com agência, permanência e engajamento em um curso de educação a distância. A perspectiva teórico-metodológica pautou-se nos Disability Studies e os dados foram coletados a partir de três técnicas: Diários Pessoais, Mapeamento Comportamental e Vestígios Ambientais, com posterior análise de conteúdo. Os resultados apontaram que, quando um curso é planejado com base no framework do DUA, muitas das necessidades dos estudantes com deficiência são contempladas e as barreiras restantes são comuns à maioria dos aprendizes.

Palabras clave : Educação a Distância; Desenho Universal para Aprendizagem; Deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )