SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens AtletasPobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

RIBEIRO, Luana Leal  y  SILVA, Renata Maldonado da. Empresariamento da Formação Docente para a Educação Especial. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e108268.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236108268.

Empresariamento da Formação Docente para a Educação Especial. Após a extinção da habilitação em Educação Especial no curso de Licenciatura em Pedagogia no ano de 2006, a formação inicial docente para atuação nessa modalidade passou a ser oferecida por meio da licenciatura em Educação Especial. Com o objetivo de traçar um panorama da disponibilização das Instituições de Ensino Superior que ofertam a referida licenciatura, foram realizadas análises documentais que evidenciam a expansão desse curso, principalmente a partir do ano de 2008, em instituições privadas e na modalidade a distância. Os resultados demonstram que esse processo se a ncora no discurso da democratização do acesso ao ensino superior, contribuindo para consolidar o processo de empresariamento da formação docente para atuação na Educação Especial.

Palabras clave : Formação Docente; Educação Especial; Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )