SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Entrepreneurship of Teaching Education for Special EducationCOVID-19, Inequalities and Privileges in Brazilian Professional Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas  and  VIEIRA, Maria Clarisse. Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e108942.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236108942.

Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua. O presente artigo relaciona os conceitos de pobreza e resiliência no estudo de educandos em situação de rua matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo, fruto de dissertação de mestrado, contextualiza a exclusão vivenciada por essa população no Distrito Federal e apresenta, na pesquisa qualitativa, as narrativas como forma de trazer as vozes e visibilizar esses sujeitos, uma vez que estes são invisibilizados socialmente e de forma censitária. Como resultado, as narrativas dos educandos dialogam com os dados do último Censo realizado no DF, reconhecendo, na palavra desses educandos, sujeitos de direito capazes de narrar, refletir e ressignificar a sua condição humana e social a partir de suas histórias de vida.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Pessoas em Situação de Rua; Pobreza e Resiliência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )