SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Empresariamento da Formação Docente para a Educação EspecialCovid-19, Desigualdades e Privilégios na Educação Profissional Brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas  y  VIEIRA, Maria Clarisse. Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e108942.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236108942.

Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua. O presente artigo relaciona os conceitos de pobreza e resiliência no estudo de educandos em situação de rua matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo, fruto de dissertação de mestrado, contextualiza a exclusão vivenciada por essa população no Distrito Federal e apresenta, na pesquisa qualitativa, as narrativas como forma de trazer as vozes e visibilizar esses sujeitos, uma vez que estes são invisibilizados socialmente e de forma censitária. Como resultado, as narrativas dos educandos dialogam com os dados do último Censo realizado no DF, reconhecendo, na palavra desses educandos, sujeitos de direito capazes de narrar, refletir e ressignificar a sua condição humana e social a partir de suas histórias de vida.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Pessoas em Situação de Rua; Pobreza e Resiliência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )