Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
ANJOS, Hellen Vivian Moreira dos and CARDOSO, Antônio Dimas. Covid-19, Desigualdades e Privilégios na Educação Profissional Brasileira. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e109351. Epub Feb 25, 2022. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236109351.
Covid-19, Desigualdades e Privilégios na Educação Profissional Brasileira. Este artigo aborda a questão das desigualdades e dos privilégios entre estudantes da Educação Profissional brasileira no contexto da pandemia da Covid-19. O nosso objetivo é problematizar as dificuldades de acesso dos estudantes às aulas remotas ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG. Levando em consideração esse contexto, este trabalho, à luz do conceito de Capital Cultural de Bourdieu e Passeron (2018), ao analisar dados recentes de um relatório técnico produzido pela Instituição, constata a persistência de uma estrutura educacional de reprodução das desigualdades sociais que também se estende dramaticamente para o ambiente virtual, reproduzindo formas de dominação e privilégios de classe.
Keywords : Educação Profissional; Desigualdades; Privilégios; Covid-19.