SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47COVID-19, Inequalities and Privileges in Brazilian Professional EducationHigh School Students’ Emotion and Perception on the Privilege Walk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

OROFINO, Karin Zapelini  and  FANTIN, Monica. Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e110645.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236110645.

Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. O texto reflete sobre a relação entre crianças e arte contemporânea na escola e em espaços expositivos. O estudo parte de uma pesquisa de doutorado de abordagem qualitativa fundamentada em um aporte teórico-conceitual que correlaciona os campos de estudo da arte contemporânea, da infância e da educação, com destaque à relação entre interatividade, culturas infantis, múltiplas linguagens. A metodologia envolveu uma intervenção didática com crianças dos anos iniciais de uma escola pública e o acompanhamento de crianças a uma exposição. As particularidades dos espaços na experiência da criança com as propostas artísticas contemporâneas sugerem diferentes possibilidades de encontros com a arte e sinalizam alguns desafios da mediação nesta relação.

Keywords : Crianças; Arte Contemporânea; Culturas Infantis; Escola; Espaços Expositivos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )