SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Covid-19, Desigualdades e Privilégios na Educação Profissional BrasileiraEmoção e Percepção de Estudantes de Ensino Médio na Caminhada do Privilégio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

OROFINO, Karin Zapelini  y  FANTIN, Monica. Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e110645.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236110645.

Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. O texto reflete sobre a relação entre crianças e arte contemporânea na escola e em espaços expositivos. O estudo parte de uma pesquisa de doutorado de abordagem qualitativa fundamentada em um aporte teórico-conceitual que correlaciona os campos de estudo da arte contemporânea, da infância e da educação, com destaque à relação entre interatividade, culturas infantis, múltiplas linguagens. A metodologia envolveu uma intervenção didática com crianças dos anos iniciais de uma escola pública e o acompanhamento de crianças a uma exposição. As particularidades dos espaços na experiência da criança com as propostas artísticas contemporâneas sugerem diferentes possibilidades de encontros com a arte e sinalizam alguns desafios da mediação nesta relação.

Palabras clave : Crianças; Arte Contemporânea; Culturas Infantis; Escola; Espaços Expositivos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )