Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
OROFINO, Karin Zapelini y FANTIN, Monica. Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e110645. Epub 25-Feb-2022. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236110645.
Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços Expositivos. O texto reflete sobre a relação entre crianças e arte contemporânea na escola e em espaços expositivos. O estudo parte de uma pesquisa de doutorado de abordagem qualitativa fundamentada em um aporte teórico-conceitual que correlaciona os campos de estudo da arte contemporânea, da infância e da educação, com destaque à relação entre interatividade, culturas infantis, múltiplas linguagens. A metodologia envolveu uma intervenção didática com crianças dos anos iniciais de uma escola pública e o acompanhamento de crianças a uma exposição. As particularidades dos espaços na experiência da criança com as propostas artísticas contemporâneas sugerem diferentes possibilidades de encontros com a arte e sinalizam alguns desafios da mediação nesta relação.
Palabras clave : Crianças; Arte Contemporânea; Culturas Infantis; Escola; Espaços Expositivos.