SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Crianças e Arte Contemporânea na Escola e em Espaços ExpositivosMotivaciones para la Elección de la Profesión Docente: el caso de un programa de acceso temprano a pedagogía en Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MACEDO, Adriana Ribeiro de et al. Emoção e Percepção de Estudantes de Ensino Médio na Caminhada do Privilégio. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e108437. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236108437vs01.

O debate social na escola é indispensável para uma educação integral, crítica e emancipadora. No entanto, sensibilizar os estudantes é essencial para abordar questões sociais de forma dialógica, diminuindo as resistências ao debate. A partir da reflexão de Grada Kilomba, do ponto de vista psíquico, sobre tais resistências, o trabalho adotou a Caminhada do Privilégio (PW) como estratégia de aproximação ao debate da desigualdade social na escola. Foram investigados: auto percepção da posição social dos estudantes, dimensões emocionais da PW, sinceridade na PW e impactos da PW na percepção dos estudantes sobre a desigualdade social. A posição final na PW se correlacionou com a auto percepção social. A magnitude das diferenças e os fatores relacionados desencadearam, de forma empática, percepções e reflexões sociais importantes.

Palabras clave : Caminhada do Privilégio; Desigualdade Social; Escola; Aprendizagem Significativa; Dimensões Emocionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )