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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MACEDO, Adriana Ribeiro de et al. Emoção e Percepção de Estudantes de Ensino Médio na Caminhada do Privilégio. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e108437. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236108437vs01.

O debate social na escola é indispensável para uma educação integral, crítica e emancipadora. No entanto, sensibilizar os estudantes é essencial para abordar questões sociais de forma dialógica, diminuindo as resistências ao debate. A partir da reflexão de Grada Kilomba, do ponto de vista psíquico, sobre tais resistências, o trabalho adotou a Caminhada do Privilégio (PW) como estratégia de aproximação ao debate da desigualdade social na escola. Foram investigados: auto percepção da posição social dos estudantes, dimensões emocionais da PW, sinceridade na PW e impactos da PW na percepção dos estudantes sobre a desigualdade social. A posição final na PW se correlacionou com a auto percepção social. A magnitude das diferenças e os fatores relacionados desencadearam, de forma empática, percepções e reflexões sociais importantes.

Palavras-chave : Caminhada do Privilégio; Desigualdade Social; Escola; Aprendizagem Significativa; Dimensões Emocionais.

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