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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

GUIMARAES, Tereza Cristina de Almeida; BERNADO, Elisangela da Silva  y  BORDE, Amanda Moreira. A Burocracia de Nível de Rua na Discricionariedade Docente. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e110669. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236110669vs01.

O estudo objetiva analisar a atuação do professor como burocrata de nível de rua e o papel da discricionariedade docente na escola. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em 2019, em uma escola pública de São Gonçalo/RJ. Seu aporte teórico dialoga com pressupostos da teoria Street-Level Bureaucracy, de Lipsky (1980) para compreender a implementação da política e a ação dos sujeitos. Os resultados evidenciaram uma importante discricionariedade do professor como fator de reconfiguração das políticas públicas da escola, principalmente em relação a sua interação com os demais atores do processo de implementação.

Palabras clave : Professor/Burocrata; Burocracia de Nível de Rua; Discricionariedade.

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