SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Formative Trajectories of Black Musicians in Post-Abolition (1890-1930)Playful Pedagogical Analysis of Studies with Board Games in Arboviruses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RAMOS, Maria Elizabete Neves  and  BONAMINO, Alicia Maria Catalano de. O PNAIC no Rio de Janeiro: três arranjos institucionais de implementação. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e108494. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236108494vs01.

O artigo dialoga com a literatura sobre políticas públicas no estudo da implementação do PNAIC no estado do Rio de Janeiro. A análise destaca a colaboração entre a Secretaria de Educação do Estado e os municípios fluminenses e a parceria com a UFRJ e a UNDIME, que compartilharam a coordenação do Pacto ao longo de sua vigência no estado. Entre os principais achados, destaca-se a criação, nas secretarias municipais, de setores específicos para cuidar das políticas de alfabetização, a inclusão de professores e alunos das escolas normais e do curso de Pedagogia da UFRJ nas iniciativas de formação e uma maior motivação de professores para a formação no ensino superior e na pós-graduação.

Keywords : PNAIC; Implementação; Arranjos institucionais de implementação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )