SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Emergency Remote Education: satisfaction and competences of teachersDisabilities and Physical Education: the school context in focus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

LIMA, Anna Carolina Ferreira  and  RIBEIRO, Cintya Regina. Desterro em Ato: práticas educacionais em dimensão performativa. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e112061. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236112061vs01.

Este artigo propõe instaurar uma zona de indiscernibilidade entre os domínios da arte e da educação. Para tanto, confronta documentos relativos tanto à legislação como à pesquisa educacional, com alguns gestos executados pelo artista Nelson Leirner em uma situação de ambiência pedagógica, dando vulto ao problema da demanda por sentido. Evoca procedimentos analíticos operados em três textos de Michel Foucault. Sua companhia permite tomar a representação como uma operação que ultrapassaria o mero ato de representar como re-apresentar a verdade. Tal modo de tomar a representação, em viés performativo, conduz à forja do desterro como estratégia metodológica de investigação de práticas, em seus modos singulares de funcionamento e efeitos.

Keywords : Práticas Pedagógicas; Práticas Artísticas; Michel Foucault; Procedimentos Analíticos; Representação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )