Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
LIMA, Anna Carolina Ferreira y RIBEIRO, Cintya Regina. Desterro em Ato: práticas educacionais em dimensão performativa. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e112061. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236112061vs01.
Este artigo propõe instaurar uma zona de indiscernibilidade entre os domínios da arte e da educação. Para tanto, confronta documentos relativos tanto à legislação como à pesquisa educacional, com alguns gestos executados pelo artista Nelson Leirner em uma situação de ambiência pedagógica, dando vulto ao problema da demanda por sentido. Evoca procedimentos analíticos operados em três textos de Michel Foucault. Sua companhia permite tomar a representação como uma operação que ultrapassaria o mero ato de representar como re-apresentar a verdade. Tal modo de tomar a representação, em viés performativo, conduz à forja do desterro como estratégia metodológica de investigação de práticas, em seus modos singulares de funcionamento e efeitos.
Palabras clave : Práticas Pedagógicas; Práticas Artísticas; Michel Foucault; Procedimentos Analíticos; Representação.