SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Disabilities and Physical Education: the school context in focusEpistemic Injustice in the Education of People with Mental Disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

ANDRADE, Elisabete. Formação Continuada de Professoras: o espaço-tempo da escola infantil. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e115965. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236115965vs01.

A formação docente no espaço-tempo das escolas infantis é o tema central deste artigo, que objetiva questionar e compreender a maneira como vêm sendo pensada a formação das professoras e o cotidiano das escolas infantis. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e de levantamento. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as professoras e auxiliares da escola em estudo. As principais fontes teóricas utilizadas foram Foucault (2021; 2014); Freire (2019); Rousseau (2004); Santos (2018); Vigotski (2000), entre outros. As crescentes mudanças sociais geradas pelo processo de globalização levam a refletir sobre essa faixa etária, que muitas vezes acaba esquecida dessas transformações.

Keywords : Educação Continuada; Educação Infantil; Espaço-Tempo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )