SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Deficiências e Educação Física: o contexto escolar em focoInjusticias Epistémicas en la Educación de Personas con Discapacidad Mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ANDRADE, Elisabete. Formação Continuada de Professoras: o espaço-tempo da escola infantil. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e115965. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236115965vs01.

A formação docente no espaço-tempo das escolas infantis é o tema central deste artigo, que objetiva questionar e compreender a maneira como vêm sendo pensada a formação das professoras e o cotidiano das escolas infantis. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e de levantamento. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as professoras e auxiliares da escola em estudo. As principais fontes teóricas utilizadas foram Foucault (2021; 2014); Freire (2019); Rousseau (2004); Santos (2018); Vigotski (2000), entre outros. As crescentes mudanças sociais geradas pelo processo de globalização levam a refletir sobre essa faixa etária, que muitas vezes acaba esquecida dessas transformações.

Palabras clave : Educação Continuada; Educação Infantil; Espaço-Tempo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )