SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Impotence, Resentment, Incredulity: nihilism in Cinema and EducationA Data-Driven Management Training Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

TREVISAN, Amarildo Luiz. A Filosofia da Educação no Passo de Gradiva. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117203. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117203vs01.

O texto consiste em pensar a relação da filosofia da educação com a formação de professores, inspirada na metáfora do passo de Gradiva, extraída do romance Gradiva, uma fantasia pompeiana, de Wilhelm Jensen. O foco da discussão se estabelece a partir da apropriação realizada por Freud deste romance, em confronto com a interpretação de Jacques Derrida. Percebe-se a necessidade de dar um passo que redimensiona a sua atuação neste contexto, aprisionada, por vezes, nos arquivos dos currículos dos cursos de licenciatura, a uma posição metafísica na ordem do saber. O artigo termina por incentivar a revisão da busca arqueológica de saberes, pois, assim, mantém contato com o encanto do passo de Gradiva, embora reconheça a sua sina no mal de arquivo.

Keywords : Filosofia da Educação; Psicanálise; Mal de Arquivo; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )