SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Impotência, Ressentimento, Incredulidade: o niilismo no Cinema e na EducaçãoUma Estratégia de Treinamento de Diretores Baseada em Dados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

TREVISAN, Amarildo Luiz. A Filosofia da Educação no Passo de Gradiva. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117203. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117203vs01.

O texto consiste em pensar a relação da filosofia da educação com a formação de professores, inspirada na metáfora do passo de Gradiva, extraída do romance Gradiva, uma fantasia pompeiana, de Wilhelm Jensen. O foco da discussão se estabelece a partir da apropriação realizada por Freud deste romance, em confronto com a interpretação de Jacques Derrida. Percebe-se a necessidade de dar um passo que redimensiona a sua atuação neste contexto, aprisionada, por vezes, nos arquivos dos currículos dos cursos de licenciatura, a uma posição metafísica na ordem do saber. O artigo termina por incentivar a revisão da busca arqueológica de saberes, pois, assim, mantém contato com o encanto do passo de Gradiva, embora reconheça a sua sina no mal de arquivo.

Palabras clave : Filosofia da Educação; Psicanálise; Mal de Arquivo; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )