SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47The Philosophy of Education in the Gradiva StepTwo Churches (the Neopentecostalism) and the Constitution of the Common in School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RAGAZZO, Carlos Emmanuel Joppert  and  ALMEIDA, Guilherme. Uma Estratégia de Treinamento de Diretores Baseada em Dados. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116628. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116628vs01.

Neste artigo, descreve-se uma proposta para enfrentar o problema de equidade dentro de grandes redes municipais de ensino. Acredita-se que um programa de treinamento de diretores que use uma estratégia de mentoria entre pares seja capaz de melhorar o desempenho das escolas que apresentam consistentemente os piores resultados. Para defender a proposta, discuti-se experiências internacionais, trabalhos recentes que identificam pares de escolas geograficamente próximas, mas com desempenhos discrepantes e reporta-se os resultados de análises empíricas inéditas que revelam diferenças sistemáticas entre os diretores das escolas com performance boa e os diretores de escolas em risco.

Keywords : Basic Education; Bottom-up Regulation; School Management.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )