SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47A Filosofia da Educação no Passo de GradivaDuas Igrejas (o Neopentecostalismo) e a Constituição do Comum na Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

RAGAZZO, Carlos Emmanuel Joppert  e  ALMEIDA, Guilherme. Uma Estratégia de Treinamento de Diretores Baseada em Dados. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116628. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236116628vs01.

Neste artigo, descreve-se uma proposta para enfrentar o problema de equidade dentro de grandes redes municipais de ensino. Acredita-se que um programa de treinamento de diretores que use uma estratégia de mentoria entre pares seja capaz de melhorar o desempenho das escolas que apresentam consistentemente os piores resultados. Para defender a proposta, discuti-se experiências internacionais, trabalhos recentes que identificam pares de escolas geograficamente próximas, mas com desempenhos discrepantes e reporta-se os resultados de análises empíricas inéditas que revelam diferenças sistemáticas entre os diretores das escolas com performance boa e os diretores de escolas em risco.

Palavras-chave : Basic Education; Bottom-up Regulation; School Management.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )