SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Application of Law No. 12990/2014: the grammar of exclusion at the UFRGSAcademic Rankings: implications for university governance of Brazilian Catholic universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

DIAS, Rosimeri Oliveira  and  COSTA, Eduardo Antonio De Pontes. Modos Autogestionários e Pistas Investigativas na Formação de Professores. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117549. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117549vs01.

O artigo discute a importância de modos autogestionários tecidos na relação entre as práticas de pesquisa consideradas problematizadoras e o campo da formação inventiva, junto aos professores da Educação Básica. Há conceitos-operadores, ético-estético-políticos, que sustentam o trabalho teórico e empírico, para pensar sobre o que se produz nas práticas de formação. Tais conceitos-operadores polemizam o domínio da noção de sujeito, produzido pela cena dicotômica cartesiana, gerando pistas investigativas criadas por gestos, práticas e saberes, com a experiência de formar professores perspectivada pela invenção. Busca, assim, potencializar resistências e modos contra hegemônicos que singularizam caminhos de formar professores.

Keywords : Pesquisa Intervenção; Produção de Subjetividade; Autogestão; Análise Institucional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )