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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
DIAS, Rosimeri Oliveira e COSTA, Eduardo Antonio De Pontes. Modos Autogestionários e Pistas Investigativas na Formação de Professores. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117549. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236117549vs01.
O artigo discute a importância de modos autogestionários tecidos na relação entre as práticas de pesquisa consideradas problematizadoras e o campo da formação inventiva, junto aos professores da Educação Básica. Há conceitos-operadores, ético-estético-políticos, que sustentam o trabalho teórico e empírico, para pensar sobre o que se produz nas práticas de formação. Tais conceitos-operadores polemizam o domínio da noção de sujeito, produzido pela cena dicotômica cartesiana, gerando pistas investigativas criadas por gestos, práticas e saberes, com a experiência de formar professores perspectivada pela invenção. Busca, assim, potencializar resistências e modos contra hegemônicos que singularizam caminhos de formar professores.
Palavras-chave : Pesquisa Intervenção; Produção de Subjetividade; Autogestão; Análise Institucional.