SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Modos Autogestionários e Pistas Investigativas na Formação de ProfessoresExperiências e Processos Sociais das Ocupações Secundaristas de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

WANDERCIL, Marco; CALDERON, Adolfo Ignacio  y  GANGA-CONTRERAS, Francisco. Os Rankings Acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117631. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117631vs01.

O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações dos rankings acadêmicos, como instrumentos de avaliação externa, na estrutura de governança das universidades católicas brasileiras. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas, tomando como referência produção científica obtida em bases indexadas, legislação federal, constituições apostólicas, direito canônico, estatutos, regimentos e Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s) dessas instituições. Diante dos inúmeros rankings existentes, evidencia-se em grande parte das universidades católicas, o uso desse ferramental no processo de planejamento estratégico, por meio de seus respectivos desempenhos para o estabelecimento de metas e objetivos.

Palabras clave : Pesquisa Intervenção; Produção de Subjetividade; Autogestão; Análise Institucional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )