SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Conectando Gestos e Imagens com Conceitos em GeometriaAufklärung Parresiástica como Governo Democrático de Si Mesmo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SANTOS, Micael Carvalho dos. Educação Musical Escolar em Tempos de Militarização e Barbárie. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117760. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236117760vs01.

Este artigo discute o avanço do projeto de militarização nas escolas públicas brasileiras, contextualizando as implicações na educação musical escolar. Analisa-se o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) e apresenta-se os dados do Ministério da Educação para compreender o seu quadro, articulado com outras políticas educacionais. O artigo objetiva analisar o PECIM no contexto da educação musical escolar e suas perspectivas no contexto da formação humana. Assim, dialoga sobre a educação musical nesse cenário de organização escolar, destacando sua abordagem no currículo e possibilidades para o ensino de música nas escolas públicas. A educação musical escolar aberta e em consonância com o desenvolvimento humano pode contribuir para a compreensão da formação social e histórica da diversidade cultural existente no Brasil.

Palavras-chave : Militarização das Escolas; Escolas Cívico-Militares; Educação Musical Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )