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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

DALBOSCO, Claudio Almir; ROSSETTO, Miguel da Silva; DUTRA, Delamar José Volpato  y  BERTOTTO, Claudio. Aufklärung Parresiástica como Governo Democrático de Si Mesmo. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e118193. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236118193vs01.

A disputa entre modernidade e pós-modernidade coloca em xeque o potencial emancipador da razão e, para fugir de posições extremistas acerca disso, entende-se que a leitura de Foucault sobre a questão kantiana da Aufklärung oferece, além de princípios para balizar criticamente os avanços e os limites da modernidade, argumentos para se pensar a formação humana inerente à Aufklärung. A herança greco-romana da Aufklärung kantiana, para Foucault, mostra que sua própria ontologia histórica é tributária da tradição filosófico-prática ligada à parresía-libertas, que põe cultura e educação para além da negação em bloco da modernidade. Assim, a formação implica a compreensão do mundo em que se vive e da dupla condição humana de menoridade e maioridade.

Palabras clave : Pós-Modernidade; Aufklärung kantiana; Parresía; Formação.

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